Em uma guerra, a primeira baixa é sempre a verdade. E no caso da entre Israel e a Palestina, a guerra de narrativas pode piorar a situação.
A guerra ganhou um novo capítulo no ano passado, quando membros do Hamas invadiram o território israelense e mataram milhares de pessoas.
A rede de notícias Al Jazeera lançou um documentário investigativo sobre o atentado, focando especialmente no fator surpresa da ofensiva. A análise foi feita em parceria com o Intercept Brasil.
O filme apresenta as diferentes perspectivas dos envolvidos na guerra. A análise proposta pelo filme é de que o ataque do Hamas em Gaza foi usado como justificativa para a extrema violência contra famílias inteiras em Israel.
Nem mesmo crianças foram poupadas das estratégias que envolviam sequestros, estupros e até assassinatos de israelenses.
- Assim como a Al Jazeera, a Brasil Paralelo entrou no campo de guerra para entender o que realmente está acontecendo no Oriente Médio. No entanto, a empresa brasileira teve o objetivo de investigar profundamente as causas e consequências do conflito. O resultado é o filme From the River to the Sea estreia no próximo dia 7 de outubro, aniversário de um ano do atentado em Israel.
O vídeo da Al Jazeera é dublado em português e está disponível gratuitamente no Youtube.
Em determinado momento, um dos membros do Hamas declara que seus companheiros se sentiam silenciados.
Bassem Naaim relatou que as ofensivas dos terroristas foram para evitar a exclusão da Palestina do cenário mundial.
“A situação em Gaza está prestes a explodir. E se isso acontecer, nunca permitiremos que exploda dentro das cidades. Vamos direcioná-las para a fronteira, para aqueles que estão prendendo, oprimindo e sitiando nosso povo”.






.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)















