Guilherme Freire
O que há de errado com o mundo?
O que há de errado com o mundo?

Livros seguros para todas as idades!

Por 
Guilherme Freire
6/23/2022
Compartilhe com amigos

Muitos pais estão preocupados com a educação dos seus filhos e desejam oferecer para eles bons materiais de estudo e leitura, fugindo da contaminação ideológica que vemos atualmente. Na coluna de hoje, separei algumas indicações de livros para crianças e jovens de idades variadas.

Compartilhe com amigos

É importante ressaltar que a idade adequada para uma leitura pode variar de acordo com a maturidade e a capacidade de ler de cada criança. Algumas têm facilidade e uma capacidade melhor de leitura.

Uma recomendação para os pais: leiam todos os dias com seus filhos.

Existem crianças que ainda não foram alfabetizadas. Ao exercer essa prática da leitura, elas crescerão com um bom hábito. Há também crianças que já sabem ler, nesse caso precisam de um horário do dia bem definido para ler com calma e tranquilidade todos os dias.

Esse é um dos hábitos mais importantes que os pais podem passar a seus filhos.

Para essa coluna, foquei mais livros para crianças em idades da alfabetização, mas há algumas indicações que servem também para o período de pré-alfabetização.

A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson

A Ilha do Tesouro é um belíssimo livro, eu li a edição da editora Melhoramentos. É um livro lindo, com belíssimas ilustrações. Tudo isso é muito importante para o imaginário das crianças.

O autor sabe construir belíssimas histórias.

A Volta ao Mundo em 80 Dias

Outro que li a versão da editora Melhoramentos, A Volta ao Mundo em 80 Dias, é a minha segunda indicação. A história tem um estilo coming of age, que apresenta uma história em que o protagonista está crescendo, amadurecendo tudo isto tendo em vista uma figura paterna.

É bem interessante o enredo da história, a traição e depois a redenção. O livro é de aventura e apresenta toda essa jornada. Os meninos costumam gostar bastante.

O Hobbit

O Hobbit não poderia ser deixado de lado. Não é nenhum segredo para ninguém o quanto sou fã de Tolkien. A última edição que saiu está fantástica, com um belo trabalho gráfico de meu amigo Alê Azevedo.

Apresentarei vários livros do Tolkien, realmente sou muito fã dele. O Hobbit é o mais fácil para se começar a ler.

Para as crianças, é uma ótima forma de iniciar sua jornada no mundo da literatura. Mesmo os pequenos com pouca idade, já conseguem pegar a obra e absorver bem alguns de seus aspectos essenciais.

As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia, do C.S. Lewis, é um bom complemento para O Hobbit. Tolkien era um pouco crítico às Crônicas de Nárnia, mas é uma das melhores obras para crianças. A edição que tenho vem com as 7 crônicas compiladas em um livro.

O C.S. Lewis é um autor que também é do meu agrado. Seu livro é uma ótima leitura e as crianças, principalmente as menores, têm uma percepção muito legal do Aslan. Elas gostam de ver o Leão aparecendo, gostam do seu sacrifício.

Toda a história é muito empolgante para as crianças e jovens. É um bom livro de introdução para os pequenos, simbolicamente muito rico, bom para o imaginário infantil.

Romances do Padre Brown

Os contos policiais de um padre detetive. O Padre Brown é um ótimo personagem, suas histórias são muito boas, é uma ótima leitura para as crianças.

Esta é uma leitura que exige mais interpretação da pessoa, então o ideal é que os pais leiam para seus filhos. Com alguns toques dos pais, é possível trabalhar a habilidade de interpretação das crianças.

Padre Brown e Chesterton são uma ótima pedida para a leitura de crianças mais velhas e jovens.

O Livro dos Santos e Heróis

O livro de Andrew Lang oferece ótimas oportunidades para um bom trabalho com crianças menores. São várias histórias que os pais podem contar, é possível criar dinâmicas e lições a partir delas.

O livro trabalha muito a parte imaginativa das crianças, portanto recomendo bastante essa obra.

Livros de Júlio Verne

Outro autor que gosto muito e indico seus livros é Júlio Verne. São 3 obras principais que vou indicar para as crianças:

  1. 20.000 Léguas Submarinas;
  2. A Viagem ao Centro da Terra;
  3. A Volta ao Mundo em 80 Dias.

São 3 livros fantásticos que eu recomendo fortemente para o público mais novo.

Jardim de Versos

Minhas filhas adoram esse livro. São versos criados pelo Robert Louis Stevenson que são muito bons para as crianças, um ótimo aprendizado. Recomendo muito a leitura.

Borboleta Marieta

Um livro bem legal para crianças pequenas. Ele foi impresso pela editora Cultor de Livros, que já fez várias boas edições voltadas para o público infantil. Ele tem uma mensagem pro-vida, algo muito interessante.

O livro é recheado de ilustrações interessantes. Dá para aproveitá-lo bastante.

Historia de un si - Vida del Santo Josemaria

Esse é um dos que eu mais gosto, ele tem um impacto maravilhoso aqui em casa. É um livro espanhol, editado pela Rialp Junior. Um livro bem ilustrado, com ilustrações maravilhosas.

Ele mostra a vida de São Josemaria, ele até aparece como criança no livro. É bem legal o impacto que essas imagens causam.

Minha filha mais velha adora esse livro, ela acha ele maravilhoso e eu também.

Na língua espanhola há várias coisas interessantes para trabalhar com as crianças, como os poemas de Antônio Machado.

Marcelino Pão e Vinho

A maioria das pessoas conhece o filme, mas existe também o livro dessa bela história. Eu acho ele um livro bem legal, com ele é possível fazer ótimos trabalhos com as crianças.

Tom Bombadil

Um livro muito legal do Tolkien que foi editado recentemente pela Harper Collins. Bombadil é um dos personagens mais carismáticos da saga do Senhor dos Anéis. A leitura com certeza será algo muito divertido.

O Tolkien escreveu esse livro para seus filhos e todos os pais podem aproveitar a obra desta forma.

Cartas do Papai Noel

Outro livro de Tolkien sensacional para a leitura dos pequenos e há uma edição maravilhosa, da Harpercollins, com ótimas ilustrações, um projeto gráfico de uma qualidade impressionante.

Cartas do Papai Noel é mais uma obra que o Tolkien fez para os filhos deles.

Sr. Boaventura

Essa obra de Tolkien acabou de ser publicada com uma nova edição, com o trabalho da minha amiga Cristina Casagrande. O livro é cheio de ilustrações divertidíssimas. Sr. Boaventura e o Cartas do Papai Noel são leituras com boas oportunidades para trabalhar com os menores.

Bíblia ilustrada do Padre Reginaldo Manzotti

A Bíblia do Padre Manzotti é muito boa, as suas ilustrações são muito bonitas, o texto também está bem feito na edição da Editora Agir.

Para mim, é muito importante trabalhar com as crianças a leitura da Bíblia. Quando estou rezando o Terço em família, por exemplo, sempre uso as imagens para ilustrar os Mistérios do Terço para minhas filhas.

As Aventuras de Tintim

Separei alguns quadrinhos que gosto e acredito que são muito bons para trabalhar com as crianças. O Tintim do Hèrge é um deles. O autor é uma pessoa de ótimos valores.

Em um de seus quadrinhos mais consagrados, o primeiro do Tintim “As Aventuras de Tintim - No País dos Sovietes”, é bem interessante o aspecto histórico da obra, uma lição valiosa para as crianças.

Tintim visita a União Soviética, é bem divertido a aventura que ele vive. Os traços mostram um Hèrge ainda dando os primeiros passos como ilustrador, mas a sátira que ele faz do comunismo na história é maravilhosa.

Tem uma edição do Tintim que gosto de indicar, nesta Hèrge já está com o traço mais consagrado. Tintim - O Tesouro Backham, o Terrível. Esta é uma edição que marcou minha vida.

Os quadrinhos do Tintim já foram adaptados às telas. A animação é muito legal e seus episódios estão disponíveis na plataforma de streaming BP Select.

Tintim é um quadrinho legal para entregar para as crianças. Claro que não podemos passar somente quadrinhos, livros cheios são importantes para o aprendizado e o desenvolvimento da leitura.

As crianças precisam se acostumar a ler textos, mesmo que ilustrados. É assim que se cria o hábito de leitura.

Não deixe de ler com seus filhos, incentivá-los ao hábito de ler. Depois, com os mais velhos, é importante ensinar a ler tomando notas, resumindo capítulos, anotando as impressões, conversando sobre a experiência e fazendo exercícios de memória. Este é um caminho seguro para ensinar os menores a lerem.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Publicações recentes

Convidados