O mês do orgulho gay está acabando. Já podem tirar o arco-íris da logo da sua empresa e parar de fingir que se importam.
Das últimas décadas pra cá, um movimento tomou conta do mundo corporativo no mês de junho. Considerado o mês do orgulho LGBTQXYZWHISKASSACHÊ, milhares de empresas ao redor do globo realizam ações e iniciativas em favor da famosa representatividade.
O Burger King, por exemplo, sempre preocupado em lacrar em seus comerciais colocando crianças para falarem de ideologia de gênero, teve a brilhante ideia dessa vez de colocar um sanduíche com 2 pães iguais.
Não sei vocês, mas eu ficaria muito puto se pedisse um lanche e meu sanduba viesse com as duas partes inferiores do pão.
Mas não é só de pães iguais que é feita uma campanha de marketing.
A iniciativa mais famosa da agenda global é trocar as cores da logo das empresas pela bandeirola do arco-íris.
O que eu vou te mostrar agora acontece com praticamente todas as marcas, mas para ficar mais didático e visual, vamos pegar uma como exemplo. Você provavelmente conhece a marca de carros franceses Renault.
O que você talvez não conheça é como essas marcas fingem aderir à uma causa social para passar uma imagem de empatia e, consequentemente, lucrar mais.
A Renault - dentre outras marcas - seguiu uma tendência constante nas redes sociais de apoio às causas de cunho progressista, como feminismo, veganismo, orgulho gay, movimento negro, body positive, etc.
Basta a empresa trocar a logo do perfil pra uma colorida e uau! A magia está feita e a homofobia acabou no mundo.
A empresa passa automaticamente uma imagem de “olhem como eu sou boazinha e me preocupo com a causa de vocês, vejam só, eu até troquei as cores da minha marca em solidariedade.”
Agora presta atenção nesta imagem:
A bandeira com cores do arco-íris, representando apoio à causa LGBT está presente nas logos brasileira, portuguesa, francesa e holandesa da empresa, mas, misteriosamente, some nas logos com a sede da empresa na Rússia e no Oriente-Médio.
Por que será?
Talvez você ainda não tenha se dado conta da realidade batendo novamente na sua cara e te mostrando outra vez o que qualquer pessoa que entende o cenário político já percebeu.
Essas empresas não ligam pro seu orgulho LGBT, pro seu mundinho colorido ou seu momento pride.
Nenhuma delas dá a mínima pra isso.
Meu amigo, ninguém liga pra quem você beija, eu coloquei uns brilhinhos aqui na minha loja pra te agradar, agora compre meu produto!
Porque se a causa fosse REALMENTE importante para as empresas, elas bateriam o pé e tentariam reforçar a mensagem do orgulho gay em países onde ser gay é crime. Onde ser gay é inaceitável. Onde um indivíduo pode ir preso ou morto por simplesmente se relacionar com alguém do mesmo sexo.
Nenhuma delas tem essa coragem.
Nenhuma delas enfrenta o problema onde ele realmente se manifesta.
“Ain porque vivemos numa ditadura genocida de um governo de extremíssima direita with lasers onde se mata mais gays a cada X minutos e blá blá blá”
Saia na rua e observe. Por aqui, o que mais tem na Av. Paulista é gay sendo gay livremente.
É muito fácil falar contra a homofobia morando no Brasil. Vá fazer o mesmo na Arábia Saudita e depois me conta se funcionou.
A preocupação dos movimentos progressistas com os direitos de uma minoria numa localidade é inversamente proporcional à carência de direitos da minoria naquela localidade.
Mas vai ficar tudo bem. Orgulhe-se!
Afinal, a sua empresa favorita mudou a foto de perfil e postou uma hashtag pensando em você.
É sobre isso! 🧡💛💚💙💜