Guilherme Freire
O que há de errado com o mundo?
O que há de errado com o mundo?

12 livros importantes para os que buscam uma vida intelectual

Por 
Guilherme Freire
14/7/2022
Compartilhe com amigos

Recomendarei 12 livros que estão na minha livraria. São leituras essenciais para as pessoas que buscam verdadeiramente iniciar-se na vida intelectual.

Compartilhe com amigos

Os 12 livros são:

  • Box do Chesterton (Homem Eterno, Hereges, O que há de Errado com o Mundo e Ortodoxia);
  • A Vida Intelectual, A.D. Sertillanges;
  • As Ideias têm Consequências, Richard M. Weaver;
  • Summa Theologica, Santo Tomás de Aquino;
  • De Magistro, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino;
  • A República, Platão;
  • Didascalicon, Hugo de São Vitor;
  • O Senhor do Mundo, Robert Hugh Benson;
  • As Grandes Heresias, Hillaire Belloc.

Box do Chesterton

Esse box tem os livros O Homem Eterno, Hereges, Ortodoxia e O que Há de Errado com o Mundo?

Basicamente, ele compila todas as principais leituras do autor que eu recomendo para os que desejam iniciar os estudos na obra do Chesterton. O que Há de Errado com o Mundo? é muito bom para começar, seguido por Ortodoxia e por fim Hereges.

Mesmo que Hereges seja cronologicamente anterior. Depois de ler esses três, recomendo a leitura do O Homem Eterno. Ele trata de antropologia humana, da origem do homem. Algo um pouco mais complexo.

Ortodoxia é o melhor livro para compreender quem é o Chesterton e qual seu pensamento. Para mim, este box contém as melhores obras que as pessoas devem ler para se introduzir na vida de estudos.

A Vida Intelectual

Outro livro indispensável para começar uma vida de estudos é A Vida Intelectual, do padre Sertillanges. Uma curiosidade: antes de começar minha vida intelectual, eu li este livro cinco vezes.

Há 8 anos atrás eu comecei a estudar a obra e nunca me arrependi de nenhuma das leituras, foi uma das melhores coisas que fiz para minha vida. Eu anotei em todo esse livro, fiz resumos, olhei com muita atenção e esse livro ensinou a metodologia de estudos que uso até hoje.

Todo meu aprendizado começou com essa leitura. Sou muito grato ao padre Sertillanges, sou muito grato a essa obra. Para mim, é e sempre será o melhor livro para uma pessoa começar a vida de estudos.

As Ideias têm Consequências

As Ideias têm Consequências, de Richard M. Weaver, é outro livro que costumo recomendar aos que estão iniciando a vida de estudos. A obra basicamente conta a respeito da crise que vivemos hoje e como podemos sair dela.

O autor vai tratar de filosofia da linguagem, de história, de economia.

É um livro fino, não tem a linguagem mais simples, mas é fácil de ler, é uma obra de introdução. Um dos melhores para se compreender a crise do mundo atual.

Richard M. Weaver foi o último gentleman intelectual americano, de uma geração anterior à dos anos 70 e 80. Ele escreveu seu livro em 1948 e segue sendo muito atual.

Recomendei 3 bons livros para começar a vida de estudos: Ortodoxia, A Vida Intelectual e As Ideias têm Consequências. As próximas obras já são clássicos da filosofia, um próximo passo na vida de estudos.

A República

Um dos melhores livros de filosofia de todos os tempos, A República de Platão. Recomendo a edição da UFPA, sem dúvidas a melhor. O professor Victor Salles fez uma bela introdução e nesta versão o texto é bilíngue.

Recomendo ler Platão sempre nas traduções de Carlos Alberto Nunes, um grande estudioso de línguas clássicas que fez trabalhos muito bons de tradução dessas obras clássicas.

Não existe formação filosófica, formação clássica que não passe pela República de Platão. Isto deveria ser algo óbvio já que este é um texto base.

Leitura recomendada: como começar a estudar filosofia.

Summa Theologica

Para mim, a Summa Theologica é um dos maiores livros de filosofia de todos os tempos. Uma obra também que é possível considerar que lança as bases do pensamento do maior filósofo de todos os tempos, Santo Tomás.

Ela tem uma ótima tradução do Alexandre Correia que saiu pela editora Ecclesiae. A leitura pode ser feita por perguntas, por volumes, por temas, são diversas as formas de leitura e estudo.

Eu recomendo o estudo por temas, de modo que o leitor eleja um como “a existência de Deus”, “a justiça”, “o tratado da lei” e se dedique ao tópico até o fim. Esta é a melhor forma de estudar a Suma e ela é o melhor caminho para introduzir-se na obra de Santo Tomás.

De Magistro

De Magistro é o ápice da filosofia da educação. Há uma versão que contém a obra completa de Santo Agostinho e um excerto de Santo Tomás de Aquino extraído da obra Questões Disputadas da Verdade.

É o ápice da filosofia da educação, o ápice da doutrina da iluminação relativa ao conhecimento do que é o professor e o que é o ensino.

É muito difícil encontrar algo mais elevado no assunto do que esses dois grandes mestres: Agostinho e Tomás. O tema central dos textos é a figura do mestre. Agostinho escreveu sua obra e, a partir dela, Santo Tomás fez a sua versão comentando o original e desenvolvendo seus apontamentos.

Didascalicon

Didascalicon é uma obra de Hugo de São Vítor, um dos maiores pedagogos da Idade Média. É verdadeiramente uma alegria ter um autor desse calibre com uma obra traduzida para o português, em uma edição acessível. Alguns de seus livros são difíceis de encontrar versões em inglês.

Neste livro o autor aborda questões como a alma, o Trivium, e Quadrivium, metodologia de estudos, meditação, contemplação, humildade, ordem e disciplina do estudo, aritmética. É um dos maiores clássicos da filosofia.

Hugo de São Vítor entra na esteira de pensadores como Guilherme de Champeaux. Sem a sua obra, dificilmente Santo Tomás seria o pensador que foi. Inclusive, todo o ensino e o sistema universitário devem algo à educação de Hugo de São Vitor.

Até os Jesuítas devem muito seu sistema de ensino ao método pedagógico do autor. Grande parte da cultura ocidental bebeu desta fonte.

O Senhor do Mundo

Uma das minhas distopias favoritas, O Senhor do Mundo de Robert Hugh Benson. O autor era filho do Arcebispo de Canterbury e se converteu ao catolicismo. É uma distopia antiga, mas que consegue ser extremamente atual.

O livro foi publicado 30 anos antes de O Admirável Mundo Novo e consegue ser tão profético quanto. A história apresenta um mundo tomado pelo totalitarismo, há uma União Europeia socialista, as invasões chinesas e toda a dominação e o autoritarismo são justificados pela paz mundial.

Recomendo muito a leitura dessa distopia, menos conhecida que a de Huxley, mas tão importante quanto.

As Grandes Heresias

Belloc é um grande historiador,  recomendo muito a leitura de As Grandes Heresias, é muito interessante. O autor consegue traçar a origem de ideias como o islamismo, o gnosticismo e várias outras heresias.

A forma como ele aborda essas questões é muito interessante e os leitores podem ter uma ótima experiência com a leitura.

Cartas de um Diabo a seu Aprendiz

Esse livro eu recomendei recentemente em uma de minhas colunas. C.S. Lewis é o autor de Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, um livro sensacional, sua leitura oferece muitos aprendizados.

  • Confira a coluna na íntegra: clique no link para ler.

É um livro muito bom para os jovens, mas não necessariamente adultos não podem ler a obra. Ela é excelente para a formação de um bom imaginário.

A história é genial, o enredo trata de dois demônios, sendo que o mais velho ensina o seu aprendiz mais novo as formas de fazer uma pessoa se perder.

O grande aprendizado é entender como age o mal e a influência que ele pode ter na vida das pessoas. Os leitores com certeza absorverão valiosas lições.

Uma vida intelectual autêntica busca boas fontes de conhecimento e estabelece um plano ordenado de leitura para seu desenvolvimento. Espero ter contribuído com essas indicações para que possam desenvolver um bom caminho de estudos.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Publicações recentes

Convidados