Segundo pesquisa realizada pelo ISMA-BR, 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo devido à sobrecarga de trabalho.
Como consequência, muitos leem apenas as manchetes e sentem que já estão informados. Mas não é novidade o número de manchetes tendenciosas e polarizadas que inclinam a interpretação de um fato em vez de deixar o leitor tirar suas conclusões. A Overton surgiu para ser parte da solução do problema.
A Overton é uma newsletter que faz um comparativo sobre como é noticiado um mesmo fato em diferentes jornais. Isso é feito para que o leitor possa ver com seus próprios olhos como a mídia pode inclinar a informação com seu próprio viés.
São dois e-mails semanais e dentro de cada um deles você encontrará:
Quando a Overton compara as Notícias, ela também pontua o tom que foi noticiado. O jornal viu de forma positiva, negativa ou neutra o fato? Quais termos indicam a postura daquele jornal?
Em seguida, o e-mail traz as informações que não tiveram destaque na notícia. Quais são os pontos daquele fato que o leitor também precisa ficar atento?
Logo depois, o leitor lerá uma seleção das opiniões mais relevantes sobre o acontecimento. Aquelas que se embasam em estudo e experiência.
O e-mail é encerrado com uma lista de manchetes que você precisa ter em seu radar para ser alguém mais informado.
O nome Overton vem do conceito “janela de Overton” criado por Joseph P. Overton. Para ele, alguns agentes sociais têm o poder de determinar as opiniões que são aceitáveis ou não na sociedade.
Um exemplo é o conceito de “pai de pet”. Há muito tempo atrás, esse tipo de relação com os animais era visto com estranheza. Não se cogitava festa em salões para cachorros, velórios ou até filhotes em carrinhos de bebês.
Com o tempo isso foi sendo normalizado, principalmente pela divulgação de influenciadores, jornalistas, atores e intelectuais. Esses são os agentes sociais que tornam normal algo antes visto com estranheza.
Essa área, entre o que é aceitável e o que não é aceitável, é a chamada janela de Overton. Ela não é algo fixo, esses mesmos agentes sociais podem movimentá-la.
Antes, tratar cachorro como filho não estava dentro da janela de Overton, logo, era visto como inaceitável ou completamente estranho. Agora, essa janela se movimentou, fazendo a prática se tornar algo mais comum.
Conscientes desse seu poder, esses agentes sociais movimentam a janela fazendo muitas vezes o inaceitável se tornar comum. A questão dos “pais de pets” é apenas um exemplo, mas essa estratégia pode ser utilizada para coisas muito mais sérias.
Você já sentiu que visões mais à direita eram quase que banidas do debate público? Isso também é resultado da movimentação da janela de Overton. Da mesma forma que eles são capazes de fazer algo ser incluído, é possível fazer algo ser excluído.
Após a Ditadura de 1964, a direita que era algo comum no Brasil, passou a se tornar uma algo inaceitável, pois não estava mais dentro da janela de overton que se moveu com o processo da redemocratização.
Diante desse poder de manipular a população, a newsletter Overton surge como uma resposta.
Uma pessoa que trabalha de 8 a 12 horas por dia, mal tem tempo para ler um jornal. Agora, imagine ler vários e comparar como eles noticiam o mesmo fato? Quase impossível.
E é aí que mora o perigo. Indo apenas em um jornal, a pessoa tem muita chance de ficar mal informada. Com a Overton, ela poderá comparar vários jornais, tendo uma visão mais ampla sobre o fato gastando pouquíssimo tempo.
A Overton é acessível e custa apenas R$ 1,00 por semana. Para assinar, basta clicar no link abaixo:
Caso você seja um membro da Brasil Paralelo, seu acesso à Overton é gratuito. Responda o questionário que enviamos em seu e-mail demonstrando que tem interesse em receber a newsletter.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP